Blog g
Deixe o seu comentário e compartilhe os nossos conteúdos em suas redes sociais.
COMUNICAÇÃO INTERNA - UMA DAS PRINCIPAIS FORTALEZAS CONTRA A CRISE
Um dos principais antídotos contra os possíveis efeitos colaterais de uma crise inevitável é, sem dúvidas, a comunicação interna eficaz.
Esta é uma competência essencial para qualquer organização e consiste na arma mais poderosa para conter um inimigo invisível: a desinformação.
Talvez a principal causa de endemias corporativas crônicas, na medida em que nutre a ignorância e propaga a indiferença, fazendo com que as pessoas sigam os seus instintos e, pior, sejam influenciadas pelos manipuladores do senso comum, aqueles que negligenciam a prudência, a coerência e a razoabilidade.
A falta da comunicação interna ocasiona o vácuo da informação, que, por sua vez, desencadeia a dúvida, a insatisfação, a mobilização e, por fim, o caos.
Esta é uma equação inevitável quando não são empregados os cuidados necessários para que a informação fortaleça o senso crítico das pessoas.
A comunicação interna se torna eficaz quando tem origem em fonte única, fidedigna e dá fluidez à informação através de canais ágeis e responsivos, que promovam reflexões, atitudes positivas e responsáveis em todos os níveis.
Ela deve ser incentivada e praticada diariamente, sobretudo na sua forma mais efetiva, qual seja, diretamente (olho no olho) pelos gestores de pessoas, principais agentes do engajamento e da transformação.
As organizações que possuem esta competência desenvolvida, certamente estão mais preparadas para superar as adversidades decorrentes de uma crise.