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ESTAS COMPETÊNCIAS SOCIAIS SERÃO VITAIS NESTE “NOVO NORMAL”.

Novas formas de convivência e relacionamento, novos estilos de vida, novas relações de trabalho e novos desafios para o acolhimento e engajamento das pessoas nesta retomada, estas são as inferências mais concretas que podemos extrair deste atual cenário de incertezas e transformações.

Neste contexto ambíguo e instigante, as atenções se voltam para uma reconexão com o fator humano e as relações que se estabelecem no trabalho.

Competências sociais serão vitais para que nossos colaboradores sejam contemplados por uma atenção humanizada e de qualidade, para que eles se sintam, de fato, acolhidos, integrados e envolvidos com o processo de mudança, considerando suas subjetividades e singularidades. São elas:

  • EMPATIA – será o principal agente de humanização e restabelecimento da confiança. Mais do que simplesmente se colocar no lugar do outro, abrange a sensibilidade para tocar corações e mentes, ...atenuar medos e angústias com serenidade e leveza.
  • COOPERAÇÃO – será a essência necessária para a retomada e a ressignificação do trabalho. Estimulará o senso de pertencimento, interdependência e convergência, reforçará o sentimento de união e o espírito de equipe.
  • POSITIVIDADE – revigorará a energia e o otimismo necessário frente às adversidades e aos desafios. Será o condão capaz de delinear novas formas de se pensar e agir, mais alinhadas às perspectivas de futuro.
  • DETERMINAÇÃO – fomentará o desejo de superação dos obstáculos com perspicácia e firmeza. Norteará objetivos e proporcionará constância de propósitos.
  • RESILIÊNCIA – determinará a capacidade e a velocidade de superação e adaptabilidade às mudanças. Estimulará o autoconhecimento e a humildade para reconhecer vulnerabilidades.

Juntam-se a estes atributos pessoais, outras competências que também serão essenciais, como: liderança inspiradora, adaptabilidade, senso crítico de oportunidades, comprometimento, visão empreendedora e inovadora.

Temos um compromisso com o acolhimento e o resgate da confiança das pessoas.

As mudanças comportamentais do presente impactarão decisivamente no futuro das organizações.

Organizações, lideranças e profissionais que dominarem estas competências estarão em evidência e terão vantagem competitiva nesta retomada.

As áreas de Recursos Humanos devem ser protagonistas desta importante e desafiadora agenda de transformações estratégicas nas organizações.

Fomente o desejo de PERTENCER, CONTRIBUIR e PERMANECER.

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Antonio Carlos de Jesus Macedo

Muito bom o artigo. É fundamental para a sobrevivência de todos repensar as condições de trabalho, o relacionamento, o ambiente de trabalho, por que não a vida?!

Lúcia Tânia Augusto

Políticas de RH alinhadas com estes novos cenários exigem outra competência: Coerência... Grata pelo canal de expressão... LTA

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