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LÍDERES QUE SE ESQUIVAM DE CONVERSAS DIFÍCEIS ERRAM DUPLAMENTE

O principal motivo para desmotivação de um colaborador com mal desempenho não é propriamente a nota baixa em uma avaliação, mas, sim, o fator SURPRESA.

Gestores que se silenciam durante todo o ano perante ao seu time, não compartilham as suas impressões e, principalmente, não oferecem feedbacks constantes e genuínos, vão inevitavelmente provocar surpresas em sua equipe.

A qualidade da gestão fica ainda mais comprometida quando os gestores se valem de notas altas para “motivar” a sua equipe.

O líder que age assim está se esquivando de sua responsabilidade de agir de forma transparente, compromete o processo de avaliação da empresa, desacredita o plano de carreira e a si mesmo.

Ele acredita que ser bem-visto pelo time é mais importante do que a conversa franca para exigir melhores resultados e, por isso, mantém a avaliação num nível superficial.

Desta forma, ele se sobrecarrega, porque alguém terá que assumir o trabalho que aquele colaborador com desempenho ruim não fez. Assim, o líder prejudica os demais membros da sua equipe, a própria empresa e a si mesmo.

Este gestor erra duplamente: além de não conferir autenticidade a sua gestão, não contribui para o desenvolvimento da sua equipe.

Fonte: Desculpability - Elimine de vez as desculpas e entregue resultados excepcionais - João Cordeiro - São Paulo - Évova - 2015.

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