Blog g

Deixe o seu comentário e compartilhe os nossos conteúdos em suas redes sociais.

OS ESTÁGIOS PROBATÓRIOS DE UM LÍDER

O líder deve trilhar uma jornada de desenvolvimento que se inicia em si mesmo.

Antes mesmo de liderar pessoas, ele deve liderar a si próprio, demonstrando a sua capacidade para tomar decisões e fazer escolhas relevantes para a sua vida pessoal e profissional.

Deverá extrair das suas experiências o aprendizado necessário para lidar com as adversidades e superar os desafios, controlar suas emoções e desenvolver a empatia para construir relacionamentos produtivos.

Ao assumir a responsabilidade pela gestão de pessoas, deverá aprender a lidar com a subjetividade humana e suas singularidades, compreender limitações, identificar e fortalecer as potencialidades individuais.

Ao conhecer as suas próprias vulnerabilidades e demonstrar afeição pelas pessoas, descobrirá que, sem elas, jamais alcançará resultados sustentáveis.

A liderança, portanto, perpassa pela transposição de estágios probatórios:

  • LIDERAR A SI MESMO – deverá demonstrar a capacidade de planejar os rumos da própria vida, através de escolhas conscientes, da atenção dedicada ao seu autodesenvolvimento, das suas habilidades colaborativas, das entregas e bons resultados, da valorização da autoimagem, da predisposição para aprender, assumir responsabilidades e da aderência aos valores da empresa. A auto liderança é um bom prognosticador da capacidade para liderar pessoas.
  • LIDERAR PESSOAS – deverá demonstrar a capacidade para selecionar, desenvolver e engajar pessoas, planejar e acompanhar o trabalho, delegar responsabilidades e desafios, mensurar resultados, monitorar e avaliar o desempenho e oferecer feedback. Precisará desenvolver a habilidade de ouvir, compreender emoções e se comunicar ativamente. Deverá orquestrar estratégias de gerenciamento, potencializar competências individuais, inspirar e formar novos líderes.
  • LIDERAR LÍDERES – deverá assumir o papel de mentor, com habilidade para selecionar, capacitar e engajar o seu time de líderes, e cumprir as agendas táticas e estratégicas do negócio. Deverá demonstrar habilidade para planejar, assumir e desdobrar metas, tomar decisões e responder sob pressão, com maturidade para compreender erros responsáveis e favorecer o amadurecimento das lideranças.

Liderar é se dar a oportunidade de aprender sempre, ouvir e compartilhar experiências, desenvolver e inspirar pessoas, e através delas, alcançar os resultados.

COMPARTILHE ESSE POST EM SUA REDE SOCIAL

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO!

Fale Conosco o

Estamos à disposição para ouvir você. Faça contato conosco para compartilharmos experiências e oportunidades.

Whatsapp