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SOU O NOVO GESTOR... E AGORA?
Assumir uma posição de gestão é sempre uma oportunidade para repensarmos estratégias pessoais. São momentos de incertezas e inseguranças, no entanto, dentre erros e acertos, podemos concluir que os desafios são oportunidades de desenvolvimento disfarçadas de dificuldades.
Voce até pode se perguntar: que podera ter feito de diferente se pudesse voltar no tempo? Sobretudo em relação ao planejamento prévio dos primeiros passos, o que certamente tornaria menos árdua esta etapa de crescimento profissional.
Contudo, é gratificante constatar que aprender a partir das nossas próprias experiências é algo engrandecedor, faz parte do nosso processo de amadurecimento e nos torna mais fortes e preparados para lidarmos com as mudanças e seus desafios.
Importante também que estejamos atentos às oportunidades e possamos construir nossas estratégias pessoais para a conquista do reconhecimento das pessoas com as quais estaremos convivendo em nosso dia a dia de trabalho.
Elencamos a seguir algumas recomendações que julgamos essenciais para que os novos gestores possam transformar esta experiência em um processo de aprendizado e desenvolvimento:
1. CONSTRUA RELACIONAMENTOS.
O bom relacionamento depende de nós mesmos, esta é a pura verdade. Se tratamos todas as pessoas com a devida atenção, cordialidade e respeito, estaremos dando passos importantes para a construção de relacionamentos sólidos e recíprocos. As pessoas desejam ser ouvidas, esteja disponível e jamais seja indiferente ou superficial em seus contatos.
2. DEDIQUE TEMPO PARA CONHECER A SUA EQUIPE.
Conheça e compartilhe experiências com os membros da sua equipe. Converse primeiramente de forma individualizada com cada integrante do seu time e, posteriormente, com toda a equipe. Se interesse pelos processos de cada um e procure identificar suas dificuldades, assim como, solicite sugestões que poderão contribuir para o aprimoramento do trabalho.
3. SAIBA EXATAMENTE O QUE SEU GESTOR ESPERA DE VOCÊ.
Se você assumiu uma posição de gestão é porque existem expectativas em torno do seu trabalho. Converse com o seu gestor e procure compreender exatamente quais os resultados ele espera de você. Mantenha o foco nos objetivos, estabeleça e compartilhe com sua equipe um plano de ação para o alcance dos resultados esperados.
4. NÃO SE JULGUE O DONO DA VERDADE.
Por mais que você tenha domínio técnico de determinados assuntos, é importante reconhecer que o principal deles você ainda terá muito para aprender: gestão de pessoas. Jamais subestime o conhecimento e a experiência das pessoas. Aprender com os outros deve ser um exercício contínuo.
5. DOMINE OS NÚMEROS.
Se você é um gestor, certamente será cobrado por resultados, e aqui vale a velha máxima: "só se gerencia aquilo que se mede". Procure dominar rapidamente a estrutura orçamentária da sua área, entenda a composição das despesas e eventuais receitas. Se aprofunde nos indicadores de gestão e se envolva diretamente no acompanhamento permanente de todos os dados gerenciais.
6. NÃO TENTE REINVENTAR A RODA.
Não caia na tentação de mudar tudo o que está funcionando. Principalmente, tenha consideração e respeito pelo trabalho desenvolvido pelo seu antecessor. Mudanças radicais e despropositadas podem trazer insegurança e desestabilizar processos já consolidados. Analise com cuidado e identifique oportunidades de aprimoramento, sem, contudo, negligenciar aspectos positivos dos processos atuais.
7. HUMANIZE AS RELAÇÕES DE TRABALHO.
Por mais que você tenha objetivos ousados para cumprir, lembre-se que você não alcançará os resultados sem o envolvimento e o comprometimento das pessoas. Seja humano, demonstre que você tem sentimentos, respeite as limitações, oriente, desenvolva, ouça, incentive, valorize, reconheça e agradeça sempre.
8. FAÇA BOM USO DA COMUNICAÇÃO.
A comunicação eficiente é aquela que faz sentido para as pessoas, contribuindo para formação do senso crítico e do conhecimento. Valorize a comunicação franca e direta, cuidando para que a informação seja relevante e tenha significado para os seus interlocutores.
9. TENHA INTELIGÊNCIA POLÍTICA.
Conheça a estrutura de poder e procure ser bem articulado, sem abrir mão dos seus valores e princípios. Conquiste o respeito através dos resultados do seu trabalho. Seja diplomático e apartidário, buscando sempre a conciliação e a convergência de opiniões.
10. SEJA COERENTE.
Lidere pelo exemplo, se você deseja que algo seja executado conforme suas expectativas. Demonstre através do seu estilo de conduta e comportamentos que você pratica aquilo que acredita.
11. NÃO FUJA DOS CONFLITOS E SAIBA LIDAR COM ELES.
Não deixe que eventuais conflitos ganhem proporções que extrapolem o seu controle. Aja rapidamente e trate-os de forma direta e objetiva, estabelecendo o princípio do diálogo e do entendimento. Identifique as causas, busque soluções compartilhadas e tome a decisão necessária com agilidade e imparcialidade.
12. SEJA EXIGENTE SEM SER ARROGANTE.
Aprendemos muito mais com as pessoas exigentes, pois frequentemente somos estimulados para a melhoria da capacidade e qualidade das nossas entregas. Compartilhe expectativas ousadas, estabeleça padrões de excelência e demonstre como as pessoas podem oferecer resultados melhores.
13. DÊ UMA RESPOSTA, MESMO QUE ELA SEJA NÃO.
Se você não concorda com determinada questão ou resultado, seja franco, verdadeiro e não deixe sua resposta nas entrelinhas. Apresente de forma clara seus argumentos e expectativas, sem deixar de reconhecer esforços e boas intenções.
14. ESTABELEÇA E COMPARTILHE OBJETIVOS.
Os objetivos somente ganharão sentido se forem objeto de compartilhamento e da convergência de esforços para sua consecução. As pessoas precisam saber o que se espera delas e como podem agregar valor através dos seus conhecimentos e habilidades.
15. CONQUISTE A CONFIANÇA.
Confiança se conquista através da coerência, transparência e justiça. Este é um trinômio indissociável para os gestores que almejam o respeito e a admiração da equipe.